Belém recebe 10ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema; veja programação
20/11/2024
Cerimônia de abertura oficial, nesta quarta-feira (20), às 19 horas, terá a exibição do filme “A queda do céu”. Inscrições para participar do evento são gratuitas. Cena do filme 'A queda do céu'.
Divulgação
Belém sedia até a próxima quarta-feira (27), a 10ª edição do Amazônia (FI)Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema. As inscrições para participar do evento são gratuitas.
A cerimônia de abertura oficial, nesta quarta-feira (20), às 19 horas, tem exibição do filme “A queda do céu”, documentário de uma hora e 50 minutos dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha e baseado no livro do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert.
O Amazônia (FI)Doc exibirá as mostras competitivas Amazônia (FI)Doc, Videoclipes e Videoarte e As Amazonas do Cinema. Nos oito dias do evento, segundo a organização, também haverá oficinas e mesas de discussão sobre roteiro e produção cinematográfica. As inscrições estão abertas no portal do evento e no perfil do festival nas redes sociais (@amazoniadoc).
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A edição que comemora os 10 anos do Festival traz 820 filmes inscritos, 531 curtas (235 documentários e 298 filmes de ficção) e 289 longas (185 documentários e 104 filmes de ficção).
Além disso, são seis mostras competitivas, uma mostra especial, uma mostra especial de filme indígena, dois lançamentos, uma sessão comentada, quatro oficinas, duas masterclasses e dois estudos de caso.
Segundo a produção do festival, foram inscritas produções da Colômbia (26), Venezuela (18), Peru (17), Equador (cinco), Guiana (quatro), Bolívia (cinco) e Suriname (uma).
Serviço
Abertura do Amazônia (FI)Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema.
Exibição do filme “A queda do céu”, com a presença dos realizadores Eryk Rocha, Gabriela Carneiro Cunha e Davi Kopenawa.
Local: CCBA (Rua Manoel Barata com rua Campos Sales, Campina).
Data: 20 de novembro.
Hora: 19 horas / 23h30.
Lotação: 100 pessoas.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.